Países diferentes, histórias iguais

Domingo 29 de abril 2012
A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, uma ONG que tem como membros diversas organizações que trabalham na promoção e defensa dos Direitos Humanos das Mulheres e da Igualdade de Género, em colaboração com o colectivo cultural Bacalhoeiro, convida a reflectir e debater em conjunto sobre a situação e os Direitos Laborais das Mulheres na Turquia.

Hoje em dia, as mulheres em todo o mundo vivem situações de discriminação nos seus locais de trabalho. No caso particular da Turquia, um país com muitos contrastes culturais, económicos e sociais, as mulheres que trabalham em grandes fábricas sofrem abusos dos seus direitos pelo simples facto de serem mulheres. 


O documentário “Like a bird in a cage”, realizado por Guliz Saglam e Feryal Saygiligil, ilustra a realidade quotidiana que experienciam as trabalhadoras da companhia da indústria têxtil Desa, e a sua luta para conseguir melhores condições de trabalho e o respeito pelos seus direitos laborais.

O evento será uma boa oportunidade, não apenas para para trocar experiências e ideias sobre estes temas, mas também para experimentar especialidades turcas.


Plataforma portuguesa para os direitos das mulheres


patates salatasi
21:00 | Jantar turco 

imam bayildi


programa
19:00-19:30 |
Apresentação sobre a situação actual dos Direitos Laborais das Mulheres na Turquia. Zeynep Özdal, voluntária SVE da Turquia na PpDM.

19:30-20:00 |
Documentário “Kafesteki Kuş Gibiydik” (Like a bird in a cage), 2009, realizado por Guliz Saglam e Feryal Saygiligil. Sinopse: Este é um documentário sobre a resistência de Emine Arslan, despedida do seu emprego na fábrica Desa como resultado de suas actividades sindicais, e da luta de um grupo de trabalhadoras da mesma fábrica. O documentário revela as condições de trabalho das mulheres e a forma de se organizar a nível sindical para lutar pelos seus direitos. 

20:00 - 21:00 |
Tertúlia sobre os Direitos Laborais das Mulheres com a participação de expertos na área e de público geral.

22h30 Concerto : WE  ouvir+
funk/R&B