CICLO | DARIO ARGENTO


Dario Argento nasceu em Roma no seio de uma família com veia artística. O seu pai conseguiu promover o cinema italiano além fronteiras, através da sua posição de relações públicas na Unitalia, entidade governamental produtora de cinema, ao passo que a sua mãe, brasileira de origem, trabalhava como fotógrafa de moda. Apesar de ter iniciado os primeiros passos no mundo do trabalho como jornalista, depressa descobriu a sua vocação na área da realização, quando ajudou Bernardo Bertolucci no guião do filme clássico Era uma vez no Oeste, de Sergio Leone.

Dario estreou-se no cinema com o thriller L’uccello dalle Piume di Cristallo. A violência gráfica e os elementos de suspense levaram a crítica a apelidá-lo de Hitchcock italiano. Seguiram-se várias obras como Profondo Rosso, cuja banda sonora de rock progressivo Goblin tornou-se num toque artístico e na imagem de marca do realizador em filmes posteriores.

A obra Suspiria elevou Dario ao estatuto de autor de culto, tornando-o uma referência no cinema de terror por todo o mundo. A sua estética e movimentos de câmara influenciaram especialmente o cinema americano. O progresso da sua imagética é bem salientado nas longas-metragens seguintes, como em Inferno.

O realizador tem a particularidade de incluir nas suas longas-metragens elementos da sua família, como o seu irmão Claudio, que foi produtor e colaborador em muitos trabalhos, a sua mulher, protagonista em alguns filmes e a partir da década de 90 a sua filha Asia tornou-se mais um membro da sua vasta equipa.

O seus seus filmes são hoje filmes de culto com particular destaque para os três clássicos que o Bacalhoeiro irá passar este mês e que marcaram o ínicio da sua carreira há mais de 30 anos atrás.

Fica em baixo uma curta entrevista feita pela BBC, que infelizmente não conseguimos encontrar subtitulada, que tem alguns excertos dos clássicos que iremos projectar. Todos os filmes são falados em inglês e subtitulados em Português.
A entrada é livre.