INFERNO | 22h entrada livre (1980, leg port)


Rose Elliot (Irene Miracle, de "O expresso da meia-noite") mora em um apartamento em Nova Iorque, dentro de um prédio que não é muito ocupado. Uma noite ela visita um antiquário e compra um livro chamado "As três mães".   A obra é um diário de um alquimista chamado Varelli que narra uma história envolvendo bruxaria e a construção de três casas para as três mães. Para sua surpresa, uma das casas é exatamente onde Rose mora. Assustada envia uma carta para o irmão que mora em Roma. É o início de uma série de violentos acontecimentos.

Por mais que Suspiria seja uma viagem sensorial ainda tinha um enredo central bastante claro, neste segundo filme desta  triologia Argento foi ainda mais longe no aspecto onírico. Todo o filme parece um pesadelo interminável. Uma das mais marcantes cenas do filme ocorre no início, quando Rose desce até o porão do edifício e se vê forçada a mergulhar por um buraco para o andar inferior, totalmente inundado. É uma sequência bela, filmada em tons de azul, e na qual o suspense vai crescendo. Depois, o foco narrativo muda para Mark e sua amiga Sara (Eleonora Giorgi).  Esta lê a carta de Rose, encontra uma cópia do livro em Roma e também passa a ser assombrada.
Já em Nova York o interior do prédio onde se passa o resto da acção tem paredes pintadas de vermelho, remetendo de forma subconsciente ao inferno. Aliás, os personagens frequentemente são vistos descendo para um nível abaixo (para um sótão, ou descendo uma escada), o que também evoca a ideia do submundo. Um segmento da ópera "Nabucco" de Giuseppe Verdi é usado de forma efectiva em duas cenas, o que já levou a classificações de "Inferno" como uma ópera de terror. 
Três anos depois do sucesso de "Suspiria", Dario Argento lançou "Inferno" ("A mansão do inferno" na tradução portuguesa).  Apesar de não ser uma continuação directa do filme anterior, a produção segue a linha da lenda das três mães, pelo que viria a tornar-se no segundo filme de uma trilogia não planeada (o terceiro seria "O retorno da maldição" rodado quase 3 décadas depois em 2007). O filme conta a história da segunda mãe, a Mãe das Trevas (Mater Tenebrarum) e o trágico destino das pessoas que começam a descobrir os segredos das bruxas.

Com um orçamento maior, o filme continua com um visual que chama atenção mais uma vez pelas cores fortes. Outra característica que permanece é o perigo sempre constante e o fato de não existir um lugar seguro para as personagens. E é difícil definir quem protagoniza a trama porque o ousado guião não segue uma única linha de enredo lógico. O detalhe pode causar confusão para quem se acostumou a ver um filme onde é mais fácil deduzir quem é a personagem principal.

Inferno (itália , 1980, falado inglês, subtitulado portguês)