**ABZTRAQT SIR Q
Nasceram num universo imaginário, criado por eles, uma ilha algures no sudeste asiático, onde os quatro personagens/alter-egos que compõem a banda se encontraram. Participaram no Mescla Sonora Sampler # 1 e após uma digressão pelo Reino Unido há já alguna anos, os Abztraqt Sir Q continuam na estrada.


Se vivessem em Nova Iorque, seriam muito mais respeitados e admirados. Facilmente dariam abundantes concertos no circuito "downtown" da grande cidade. Só que, apesar da sonoridade claramente cosmopolita e estilisticamente transversal, vivem em Portugal e este facto condiciona muita coisa.  Uma guitarra, um baixo, uma bateria e uma voz feminina em constante sobressalto. Mais a mistura de free-pop (piscadela de olho à banda de João Peste, que até participa num tema), rock estilhaçado à Sonic Youth e ambiências orientais fazem deste projecto um caso à parte. As canções são tudo menos convencionais (na forma, na estrutura), prendendo a atenção constante do ouvinte. Por vezes fazem lembrar a modernidade exótica das primeiras músicas do B52's e do movimento New Wave (e também No Wave).
Os AbztraQt Sir Q são um caso sério a seguir com atenção.




**THE KAFKAS
























São portugueses e expressam-se em inglês. São os The Kafkas, um quarteto lisboeta formado recentemente  por João Garcia (voz e guitarra), João Ricardo (baixo), Daniel Figueiredo (guitarra) e Fábio Silva (bateria).  Definem-se como um "quarteto indie-rock lisbonense, som moderno e polido, com tonalidades de reverb nas guitarras, baixo grooveado e uma bateria potente” . O grupo lançou o ano passado a sua primeira maqueta, um registo com três temas e que está dísponivel para dowload legal e gratuito AQUI