O TEMPO QUE RESTA | ficção Palestina / Israel | entrada livre

"O Tempo que Resta" é um filme de uma enorme beleza, onde o realizador Elia Suleiman apresenta a história da ocupação da Palestina, de 1948 até à actualidade, a partir da história da sua família.

Oriundo da Nazaré e muito querido em Cannes, o cineasta palestino Elia Suleiman tem dedicado boa parte da sua obra a revelar e interpretar a conturbada história do seu povo e da sua terra onde, inevitavelmente, são ponto-chave as relações com Israel.

Em “O Tempo que Resta” o registo é biográfico, num filme expressamente dedicado a seu Pai onde ficamos a conhecer a sua história de cidadão e resistente à ocupação israelita. Desta feita, porém, sem abuso panfletário e num tom geral ainda irónico mas, poderá dizer-se,  bastante moderado. A subjectividade essa, por força do género autobiográfico, está evidentemente lá.


Começando com a entrada de tropas israelitas numa tranquila e soalheira Nazaré de 1948,o filme segue momentos da vida de Fuad e da sua família, desde a captura do primeiro por aquelas forças, passando pelo impacto da presença e do ideário israelita e sua inspiração norte-americana, na vida do filho, Elia, de outros familiares e, anda, de vizinhos.



Ao ritmo muito próprio do cinema de Suleiman, de grande sobriedade e beleza, acompanhamos a evolução da história da Palestina com uma "panorâmica" sobre a história da sua própria família, que, tal como os outros em seu redor, não tem outra solução senão ir lidando passo a passo com as situações exasperantes com que vão sendo confrontados.


Suleiman diz que pretendeu através deste épico, pessoal e intimista, afastar-se das visões simplistas sobre uma região e um conflito tão destacado nos media, acrescentando que não se trata de nenhuma lição de história, tão somente a sua experiência pessoal, o seu "momento de verdade".


O filme foi contemplado com o prémio Pérola Negra por Melhor Argumento sobre o Médio Oriente no Festival de Abu Dhabi e com o prémio da Associação de Críticos de Cinema argentinos. Recebeu ainda o prémio europeu para Melhor Filme Estrangeiro.


Todas as 4s há filmes com jantar  |  jantar a partir das 20h  |  filme às 22h  |  entrada  livre